Foto: Ascom/PMA
A Prefeitura de Aracaju vem promovendo mudanças importantes voltadas ao desenvolvimento da capital. Entre elas, destaca-se a recente reformulação administrativa, viabilizada pela Lei Complementar nº 1/2025, aprovada pela Câmara Municipal em 27 de março. Com a nova legislação, a antiga Secretaria Municipal da Articulação Política e Relações Institucionais (Seapri) passou a se chamar Secretaria Municipal da Articulação, Parcerias e Investimentos (Sempi). Ainda em abril, a Câmara também aprovou o Projeto de Lei nº 39/2025, que estabelece a organização básica da nova estrutura da Sempi.
Com a reestruturação, a Secretaria Municipal da Articulação, Parcerias e Investimentos (Sempi) dará continuidade às atividades realizadas pela antiga Seapri, com a incorporação de novas funções para estender o exercício da secretaria, reunida às iniciativas público-privadas. A ampliação das atribuições do órgão, de modo transparente e responsável, busca justamente atrair mais investimentos para Aracaju, fomentando a geração de mais empregos, renda e qualidade de vida.
De acordo com o secretário municipal da Articulação, Parcerias e Investimentos, Fábio Uchôa, com base no trabalho que a Prefeitura tem desenvolvido, a reestruturação da pasta representa um passo significativo para a capital. “O maior benefício trazido para o município com a ampliação da Secretaria da Articulação Política para a de Parcerias e Investimentos é proporcionar para a cidade uma interação eficiente entre a iniciativa privada e o setor público”, explicou.
Novas atribuições
O secretário Fábio Uchôa explicou que a proposta busca ampliar oportunidades de investimento em ativos públicos sem transferir a propriedade do município. Segundo ele, a iniciativa fortalece a colaboração com especialistas e garante benefícios à população por meio de processos transparentes. “Consideramos esse um passo importante, que amplia as possibilidades de colaboração e sinaliza a viabilidade de contratos sólidos e bem estruturados com o município, sempre por meio de processos licitatórios”, resumiu.
Outro ponto importante no exercício do órgão é a assistência e assessoramento ao Governo Municipal. Esse trabalho permite que a Sempi atue na organização, execução e acompanhamento das atividades do município para auxiliar a Prefeitura.
“Essa iniciativa que a gestão municipal planeja para a melhora de investimentos na capital será feita de modo responsável. Para isso, a nova secretaria visualiza que as transformações sejam executadas a médio prazo, pois serão realizados estudos estruturadores e assim, o órgão terá uma melhor visão do cenário que a cidade se encontra. Com isso, é possível localizar importantes pontos de Aracaju que necessitam desses investimentos por meio de um trabalho competente”, explicou Fábio Uchôa.
Ainda segundo o secretário da pasta, será partir desse trabalho criterioso com políticas públicas por meio das parcerias que a população de Aracaju é favorecida. “Almejamos ações que atinjam diretamente o desenvolvimento das comunidades, a exemplo das praças públicas do município, que precisam de revitalização, e da Orla de Atalaia, que é um equipamento turístico e público muito importante para a capital, a qual também precisa urgentemente de investimentos que poderão ser concretizados por meio da nossa secretaria”, concluiu.
Com o objetivo de ampliar a oferta de serviços e melhorar a…
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Articulação, Parcerias…
A Prefeitura de Aracaju, por meio do secretário municipal da Articulação, Parcerias…
A Prefeitura de Aracaju propôs o projeto de lei que institui o…